ISO tem novas normas: empresas devem iniciar atualização

ISO tem novas normas: empresas devem iniciar atualização

As novas normas da chamada ISO 9001 devem afetar em torno de 20 mil empresas no país, segundo o BSI (British Standards Institution), líder global em normas e certificações. O ofício diz respeito à gestão de qualidade das instituições e é padrão mundial de reconhecimento.

Estabelecida por uma organização internacional de padronização, a ISO 9001 foi atualizada em setembro de 2015 e traz novas exigências que devem ser cumpridas até 2018. As principais mudanças são a exigência de um planejamento estratégico que estabeleça os riscos e as oportunidades da empresa.

Apesar de faltar cerca de dois anos para o encerramento do prazo, as empresas devem se agilizar para garantir a continuidade da certificação. A gaúcha Exatron, líder no país na produção de sensores de presença, relés de iluminação e automação residencial, com sede em Porto Alegre, já iniciou o processo de atualização de seus processos.

“A nova versão vem como uma oportunidade de promover melhorias dentro das empresas e garante maior segurança sobre a qualidade dos processos”, explica Marcos Coelho, gestor de Inovação da Exatron. “Ela exige uma analise de riscos levando a tomadas de ações preventivas, minimizando os erros e, no caso de falhas, prevê ainda as chamadas ‘não conformidades’”.

O gestor aconselha as empresas a se anteciparem no processo. “O ideal é estar com tudo pronto para a nova certificação até a próxima auditoria, que acontece em 2017. Este adiantamento permitirá que se ganhe tempo caso haja algum ajuste para fazer até 2018”, orienta.