Diretor da Exatron se torna primeiro mestre em Engenharia Elétrica da Unisinos

O diretor da Exatron Jorge Demoliner acaba de concluir, pela Unisinos, seu mestrado sob o tema “Método Alternativo Microeletromecânico de Isolação de Fontes de Alimentação Sem Transformador”.  Abaixo, confira uma entrevista com o gestor, que se tornou o primeiro mestre em Engenharia Elétrica da universidade:

No que esse mestrado influencia no seu dia a dia na Exatron?

Em muito. O mestrado profissional, que é o que eu fiz, é mais direcionado à indústria. Então, se torna possível aplicar a academia na indústria, e a indústria também faz uma troca de conhecimentos com a academia, no sentido de realizar mais pesquisas práticas. No caso da Exatron, será possível aplicar o que estou estudando diretamente em produtos eletrônicos dentro de cerca de dois anos.

O conhecimento levado de sua experiência na Exatron para dentro da academia foi útil no mestrado?

Com certeza. Foi através do conhecimento experimental, adquirido na Exatron ao longo dos anos, que eu conseguimos criar um produto tendo como norte as necessidades da empresa. Digo, aliás, que muitos outros mestrados e doutorados ligados à Exatron poderiam ser feitos no futuro.

E que mensagem você deixa para quem pensa em se profissionalizar nesse nível?

Não é algo difícil. O maior problema, no meu caso, por exemplo, talvez seja o tempo, e não a dificuldade. Pra quem não é estudante, pra quem trabalha na indústria, acho que a maior dificuldade esteja mesmo no tempo que se faz necessário investir. Mas pesquisa é algo lindo. E eu realmente espero que, em um futuro próximo, possamos fazer com que mais pessoas se especializem dentro da Exatron.

A dissertação

Em sua dissertação, Demoliner estudou a criação de um novo tipo de fonte de alimentação para eletrônicos.

“O estudo se concentrou no uso de uma chave MEMS, ou seja, chave microeletroeletrônica, aplicável em fontes chaveadas”, conta o gestor, explicando que o tema é de grande importância para a indústria, pois possibilita o desenvolvimento futuro de um componente ou pesquisa relacionada a fontes e drivers, necessários em produtos eletrônicos.

Trata-se de um método que pode se tornar uma criativa solução em fontes com menos investimento, menor tamanho e maior rendimento. A ideia, agora, é iniciar o desenvolvimento prático do projeto na linha de produção da Exatron, o que pode estar concluído dentro de cerca de dois anos.

“O mundo moderno se utiliza cada dia mais de produtos eletrônicos, para os mais diversos fins. Com a contínua redução de tamanho e consumo energético de cada equipamento, temos a necessidade de alimentar os circuitos eletrônicos modernos, baseados em eletrônica analógica e/ou digital, com baixa tensão. Assim, torna-se urgente o desenvolvimento de fontes de alimentação isoladas da rede elétrica, de pequeno volume e de pequena potência”, argumenta Demoliner.

“Esse trabalho é inovador e pioneiro em diversos aspectos, pois é o resultado dos esforços da Unisinos em desenvolver a área de semicondutores, com a construção dos institutos tecnológicos, que tem como objetivo aproximar a indústria e o mercado das instituições de pesquisa”, destaca o orientador da dissertação, professor Willyan Hasenkamp. Para o orientador, a iniciativa de Demoliner prova que, quando academia e indústria trabalham de maneira articulada, geram-se resultados importantes e inovadores para a sociedade.