Guia rápido sobre Relé Fotocontrolador para iluminação

Muito utilizados, mas poucos conhecidos é uma boa definição para começar a falar dos relés fotocontroladores para iluminação – que são dispositivos com função de ligar e desligar uma carga, a partir de um nível de lux – que é uma unidade de medida utilizada para quantificar a intensidade de iluminação em um determinado espaço.

Vamos apresentar as principais diferenças do produto, para você escolher o que melhor se adequa a sua necessidade. Confira:

O relé é utilizado na iluminação pública

 

O que é um relé fotocontrolador?

Segundo a norma da ABNT, NBR 5123, que define as características deste produto, “um relé fotocontrolador é um dispositivo destinado ao controle de equipamentos de iluminação”.

Embora, todos os relés tenham como função ligar e desligar a iluminação conforme a incidência de lux, eles possuem características distintas:

  • Relé fotocontrolador tipo T1: dos tipos térmicos, magnéticos ou monotensão;
  • Relé fotocontrolador ou fotoeletrônico tipo T2: do tipo eletrônico multitensão;
  • Relé fotocontrolador ou fotoeletrônico tipo T3: do tipo eletrônico monotensão;
  • Relé fotocontrolador ou fotoeletrônico tipo T4: do tipo eletrônico temporizado.

Os relés fotocontroladores do tipo T1 possuem um funcionamento mais simples baseados em fenômenos térmicos e magnéticos

Já os relés dos tipos T2, T3 e T4 são modelos que executam a mesma função do tipo T1, mas utilizam tecnologia eletrônica através de placas com componentes eletrônicos e software embarcado, tornando-os mais eficientes para uso, já que são mais resistentes às intempéries ou falhas. 

 

Tipos de relés para iluminação da Exatron

A Exatron é referência no segmento de relés para iluminação e conta com diferentes modelos. Confira algumas das opções:

 

  • Térmico

O modelo térmico é recomendado para acionamento de pontos luminoso como letreiros, outdoors e painéis.

Entre as opções com acionamento térmico, a Exatron possui modelos que facilitam a instalação: o Relé + Fácil (acompanha tomada que permite a substituição do relé) e o Relé Tri-Fácil (vem com suporte para fixação do relé).

Um relé temporizador pode ser utilizado para iluminar um outdoor no horário de maior circulação de pessoas

 

  • Temporizador

O relé Fotimer é o modelo com timer da Exatron, que conta com oito ajustes de tempo para programação e opções para nível de luminosidade para ligar, assim você pode selecionar que o relé desligue a carga, por exemplo, após 4 horas de uso, caso queira economizar energia durante a madrugada. É ideal para o uso doméstico ou comercial.

 

  • Fotoeletrônicos

Como citado anteriormente, o grande diferencial dos modelos fotoeletrônicos são as placas eletrônicas, que tornam os modelos ainda mais precisos. A Exatron conta com duas linhas de produtos eletrônicos: LUXON e LUXEN.

São duas linhas que tem alta qualidade de componentes e foram cuidadosamente projetadas para atender exigências específicas da norma NBR 5123. Ambas as linhas oferecem 05 anos de garantia.

Os itens LUXON e LUXEN são recomendados para utilização em iluminação pública. 

 

Smart X-Control

Além dos itens comentados acima, temos dois modelos de relés que podem ser configurados pelo aplicativo Smart X-Control, uma tecnologia exclusiva da Exatron:

O Relé Fotoeletrônico Compacto (disponível em duas cores: branco ou preto) e o Relé Fotosoquete E27, perfeito para quem busca praticidade, pois basta rosqueá-lo em um soquete E27 para usá-lo. Esse modelo também está disponível em uma versão com ajustes manuais.

Os ajustes dos produtos são feitos diretamente pelo smartphone, oferecendo muitas possibilidades de configuração, mais segurança (já que não precisa mexer em um produto energizado para configurá-lo) e ainda é fácil e rápido de programar.

Agora você está por dentro de como funciona um relé para iluminação, da sua versatilidade e de como usá-lo da melhor forma. Só não esqueça, caso tenha dúvidas na hora da instalação, contate um eletricista profissional.